terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Primeira dose de pérolas do ano!

São as primeiras pérolas do ano e uma vergonha para qualquer ser pensante. Tenho mais guardadas no meu smartphone, mas exceptuando a última deste post, prefiro manter o registo nacional e seleccionar apenas as evidências de descuido no uso da nossa Língua Portuguesa. Desde dia 4 de Dezembro que não nos ríamos com estes pedacinhos de imbecilidade, aposto que tinham saudades. 

abaicaixi
Uma pessoa fica sem perceber se o amontoado de letras acima é uma tentativa de referir um fruto ou uma palavra fofinha dita por um bebé, relatando um episódio em que terá tentado baixar-se para fazer xixi e caído.

granoula 
Cá para mim, a alma que escreveu isto deve dizer granola com um acento circunflexo no o. Granôla. E vai disto, para que se perceba bem ao ler, acrescenta-lhe um u. Granoula.

complicidade
Porque sem plicidade não dá.

assim toda a gente fica ocorrente
Surpreende-me, acima de tudo, a criatividade que caracteriza as pessoas que usam expressões sem pensarem no que dizem. É isso que as leva a escrever coisas sem sentido. Bastaria pensar durante 15 segundos e perceberiam que nunca fica toda a gente ocorrente de uma situação.

a tua humildade ninguém tira-te-a
E a tua burrice, pelos vistos, também não. Credo. Why, God? Tira-lhe-a a capacidade de respirar e poupa este planeta de tanta estupidez condensada em tão poucos hífenes.

eu já vou-vos mostrar
Confesso que reparo neste género de calinadas na oralidade, mas até consigo perdoar. A coloquialidade relaxa a gramática e tento ser tolerante e não desatar a corrigir o meu interlocutor. Na escrita parece-me excessivo.

estou muito enteressada
Um misto de entrelaçada com stressada. Português de fusão, lembram-se?

caracoes
Quem os tem, por norma, são pessoas que não usam o cabelo leso. 

credebelidade 
A não ser que o nariz esteja entupido e o ranho já chegue aos dedos, o que levará alguém a escrever credebelidade?

quem consegui-o 
Quem consegui algo masculino, consegui-o. Se for feminino, consegui-a. O que interessa é que consegui.

armonia 
Se o h é mudo, é inútil. Se é inútil, poupemos caracteres. 

imatrial 
Em Inglês, até poderia ser um hashtag super estranho: #imatrial - I'm a trial. Mas era em Português, numa referência ao Fado, Património imatrial da Humanidade. 

já mais
Nunca ou agora soma?

as pedras caiem
Verbo caiar, de aplicar cal.

rosa fucha 
Puca gente cremos sê bem, a gente somos da Moda, a gente não podemos dizer rosa choque, então dizemos fucha, mesmo que não façamos ideia de onde raio veio essa palavreca.

Sem comentários: