quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

evitar o que não nos acrescenta

Jessica Szohr
O último ano foi dedicado a um profundo trabalho interior. Fortaleci alicerces, voltei a mim. Foi uma viagem transformadora e tem tido consequências visíveis diariamente, em todos os sectores da minha existência. Uma das que mais me fascina é a facilidade com que passei a evitar pessoas tóxicas e situações que baixem a minha vibração. Proteger-me é uma prioridade, agora que tenho consciência de como era alvo de aproveitamento por parte de outros. 

É mesmo assim, há mesmo quem se alimente da nossa atenção, do nosso consolo, da nossa alegria, da nossa leveza, da nossa luz, para depois aparecer novamente apenas quando precisa de recarregar. Se foi doloroso descobri-los no meio dos que tinha como meus? Tremendamente. Se preferia viver na ignorância? Nunca. 

É maravilhoso tirar da nossa vida quem faz uso do que somos para proveito próprio. Há quem precise de nós porque somos bons ouvintes mas nunca pergunte como estamos. Há quem nos procure quando se sente só mas não se lembre de nós quando tem companhia. Há quem peça ajuda mas nunca esteja disponível para dar uma mão quando caímos. É libertador deixar de perder tempo com pessoas assim. Já não me custa nada.

Só me falta aprender a não me irritar com o facto de não aceitarem em paz o meu afastamento e de dedicarem demasiado tempo a tagarelar e a debitar estupidez relativamente a isso. Havemos de lá chegar.

2 comentários:

Mel disse...

POIS COMO COMPREENDO E BEM!!
tento fazer esse exercício, evitar pessoas tóxicas que precisam de levar algo de nós e só nos deixam coisas más... mas não é fácil! Penso que há-de ser mais fácil conforme vamos ganhando maturidade.
Bjos doces!

Lady Lamp disse...

É mesmo uma questão de disciplina, de deixar o amor próprio fluir e permitir que o respeito por nós seja uma prioridade, colocando-o acima dos interesses alheios!

O tempo e a persistência ajudam muito.

Beijinho grande*