quarta-feira, 22 de novembro de 2017

OCD

Às vezes tenho a sensação de que sofro de algum transtorno obsessivo-compulsivo. Outras, acho que estou a exagerar. A verdade é que sou um bocadinho perfeccionista e gosto de que tudo o que seja para ser feito seja muito bem executado.

Passo a explicar: não suporto "limpezas por alto". Se me proponho a limpar uma divisão da casa, gosto de o fazer à séria. Por exemplo, na cozinha, só fico satisfeita se passar um spray antibacteriano nos puxadores dos armários, se lavar o escorredor de louça com uma escova de dentes ou se não houver uma gota de água no lava-louça. Não suporto ver o fogão com salpicos de sujidade nem comidinha da minha gata fora do seu comedouro.

Por sua vez, na casa-de-banho, não descanso enquanto as juntas dos azulejos não estiverem imaculadamente brancas, por isso uso uma escova de dentes para aplicar um produto que repele fungos e bolores e não suporto imaginar que a banheira não foi desinfectada após cada banho. Sempre que tiro o saco do lixo do respectivo caixote, limpo-o por dentro e por fora com um spray antibacteriano.

Não consigo passar uma semana sem trocar lençóis e tenho que me controlar imenso para não passar a maior parte do tempo a limpar ou a arrumar, quando estou em casa.

Irrita-me o desleixo, a falta de brio e adoro sentir cheirinho a limpo na casa. Não me sinto tranquila com as almofadas do sofá desalinhadas nem com objectos fora do lugar.

E aquela sensação, depois de limpo e aspirado o quarto, de me deitar numa cama acabada de fazer com lençóis ainda a cheirar a amaciador, de banho tomado? É a paz no seu estado mais puro.

Sem comentários: