sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Carta a uma amiga

Às vezes não temos nada de novo para dizer. Usamos as frases mais batidas como «tenho tantas saudades tuas» ou «gosto muito de ti» porque na verdade, quando há muito sentimento em jogo, o campo lexical da Língua Portuguesa se torna pobre para expressar tudo o que se sente.
Tanto se usam os vocábulos que acabam por se esvaziar de sentido - quem ainda não experimentou dizer «banana» mais de quinze vezes até que perca significado e pareça apenas um balbuciar de sílabas?
Acontece nos casamentos, quando após longos anos de rotina, os casais começam a dizer «Eu amo-te» como se diz «Tenho xixi». Acontece com aquele amigo que está emigrado há tantos anos que falar ao telefone com ele sem dizer um «Tenho saudades tuas» até fica mal. Acontece. Mas não acontece contigo. Quando te digo que sinto a tua falta, é isso mesmo que quero dizer: que sinto a tua falta. Cá entre nós, acho que não há outra cuja ausência sinta tanto, mesmo que esteja rodeada de pessoas. Nos momentos alegres, nas noites de danças extravagantes, nos risos à volta da mesa do bar de sempre, num restaurante que acabo de conhecer, no cansaço, numa ida à praia num dia frio, na amargura, durante um chocolate quente, entre finos, na angústia ou depois de um momento feliz. Quero-te sempre por perto. Não falamos todos os dias ao telemóvel, não nos vemos todos os dias, mas preciso de te sentir perto. E de sentir que é para sempre. Para sempre mesmo. 
Por tudo isto e por muito mais, como o orgulho que inevitavelmente sinto por ti, fico em êxtase com qualquer coisinha boa que te aconteça e que partilhes comigo. O teu sucesso, as tuas conquistas, as tuas alegrias fazem-me feliz. E tudo o que te incomoda, mói-me por dentro. Se pudesse, resolvia-te a vida. Não posso. Mas vou estar sempre a torcer por ti, a ouvir-te, a dar-te conselhos dúbios e a fazer-te rir até se notarem as veias da tua testa. 
És útil, és importante e sem ti, o meu mundo não tinha tantas cores. Espero que os teus dias menos felizes passem com essa leveza que te é tão natural, que o teu coração irradie luz branca para que tudo à tua volta seja contagiado pela tua serenidade.
Estou à tua espera.

2 comentários:

Joana disse...

Que bonito. Espero que a tua amiga chegue a ler este texto :)

Flor de Maracujá disse...

Lindo :)
Beijinho*
www.flordemaracuja.pt