quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Para aquela pessoa cujo nome foi sinónimo de «Meu Amor»

Hoje faz anos uma pessoa que significou o mundo para mim. A quem amei mais que a mim mesma, a quem fui devota e a quem me consagraria durante a vida inteira e até depois da morte. Foi ele que me tornou nesta pessoa cínica e desconfiada, é por ele que todos os outros não conhecem a minha inocência ingénua, doce e translúcida.
Hoje faz anos alguém com quem vivi os momentos mais transbordantes de felicidade e também os mais negros de tristeza. Nove anos de intermitência, nenhum coração aguenta.
Porque os caminhos do amor são sinuosos e porque não somos todos iguais (e com iguais quero dizer que não somos todos seres de carácter vincado, mente aberta, horizontes alargados, princípios definidos e não temos todos aquele cosmopolitismo que nos faz superiores à pequenez alheia que nos rodeia), o amor foi-se embora. Abandonou-nos. Pelo menos, a mim. Um dia, ele deixou de ser o homem que queria ver à minha espera no altar, de olhos e cabelo cor de seara de trigo.
Extinguiu-se essa chama mas há outra que se mantém viva - e será assim para todo o sempre. Se precisar, a mão dele estará lá. Se ele chamar, eu vou. Podemos não falar diariamente, respeitando a vida que cada um escolheu, podemos esconder do mundo essa amizade perpétua e até podemos irritar-nos se conversarmos mais de duas horas seguidas, mas é inalterável o lugar que ele tem em mim. E é inalterável o meu lugar nele. Mesmo que tenhamos visões muito diferentes de uma mesma realidade.
Hoje ele faz anos e não posso dizer-lhe tudo, não posso contar-lhe da pena que tenho, não posso evitar o desprezo que por vezes sinto nem a raiva que me invade quando me lembro de certos episódios, de certas palavras ditas e até de certos planos que não cumprimos por culpa sua. Não gosto de remexer no passado nem de deixar que me venha à memória tudo o que me doeu sem que merecesse, por incapacidade dele ou simplesmente porque nem todos sabemos ser e dar o melhor de nós. Mas posso dizer-lhe que os meus desejos para ele são todos bons. Que quero muito sabê-lo em paz, seguro, feliz. Quero que se sinta realizado. Que se sinta amado. Como eu.

Sem comentários: