terça-feira, 5 de abril de 2011

"O" bolo de chocolate

A foto foi tirada com o meu telemóvel e por isso não traduz fielmente a beleza da minha obra. Aconselho vivamente esta receita:

6 ovos
200g de farinha
1 colher de chá de fermento
200g de chocolate em pó para o leite ou 25g de cacau em pó (eu usei mesmo suchard express)

Juntam-se os ovos com o açúcar, mexendo bem. Depois a farinha peneirada, o fermento e o chocolate. Não usei uma colher, mas sim uma vara de arames, para que a massa ficasse sem grumos e bem fluída. Untei uma forma de silicone e deixei cozer no forno durante 30 minutos, a 180 graus. Para que o bolo ficasse húmido, adicionei um copo de água ao tabuleiro de baixo do forno, para que o vapor ajudasse à cozedura sem o deixar secar. Trinta minutos contados, desenformei e fui fazer a cobertura:

2 colheres de sopa de manteiga
chocolate em pó q.b. (usei Pantagruel)
leite q.b.

Mistura-se tudo numa panela pequenina, em lume brando, até ficar com uma consistência cremosa. Depois de fazer vários furinhos no bolo, com um palito, cobre-se com a ajuda de uma colher. Acrescentei nozes e só depois de arrefecer completamente decidi cobri-lo com icing sugar. Nisto, entusiasmei-me e com o ralador de cenouras, fiz raspas de chocolate negro para culinária, também da Pantagruel. E embora não se veja na foto, fiz o contorno de uma das metades do coração com metades de morangos.

É o máximo e tornou-se na minha receita oficial de bolo de chocolate. Só comi uma fatia.

2 comentários:

Manela disse...

Estava divinal!... Aguardo pela segunda dose.
Beijocas

Lady Lamp disse...

:) combinadíssimo!!! :*