quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Façam também!

 Zendaya
A Vida é sempre a perder. Sem dramas, é mesmo. Todos os dias perdemos 24 horas de vida e a areia na ampulheta vai passando de um lado para o outro. Todos os anos perdemos pessoas que amamos. Umas morrem, outras continuam a respirar mas deixam de fazer parte do nosso mundo. Algumas mudam de país e ficam afastadas de nós sem sequer imaginar a dor que a sua ausência em nós causa. Perdemos dias, horas, minutos. Perdemos, perdemo-nos. Deixamos de saber o que é feito de gente de quem até gostamos. Deixamos de saber onde está aquele objecto que tem tanto valor sentimental. Esquecemo-nos de acontecimentos - ficam também eles, perdidos. Perdemos o manjerico que seca, o animal que parte, a memória daquele céu fantástico ou do sorriso terno daquela criança a quem dissemos adeus, no carro ao lado.
A Vida é sempre a perder.
Não é novidade.
Mas e se dermos tanta relevância a tudo o que ganhamos? Todos os dias ganhamos 24 horas novinhas em folha, prontas a estrear e a preencher com novas iniciativas, surpresas, oportunidades e momentos marcantes. Todos os anos conhecemos pessoas novas, pessoas bonitas que podem representar novos capítulos lindos. Ganhamos dias, horas, minutos. Assim que acordamos e notamos que continuamos a respirar, sentimos o conforto dos nossos lençóis quentinhos, sabemos que temos um café e um pequeno-almoço saboroso à nossa espera, tudo isto debaixo de um tecto. Todos os dias, a possibilidade de fazer alguém sorrir, de criar algo novo, de tocar a vida de alguém e fazê-la sentir-se melhor. Sabemos que os gestos mais simples podem suscitar sentimentos tão bonitos.

Uma forma simples de mudar o prisma e de começar a ver através de uma lente positiva é contrariando o que seria natural - focar o menos bom. E se puxarmos pela memória para conseguir registar pelo menos doze bênçãos - uma por cada mês do ano? Talvez nos lembremos de muito mais que uma dúzia delas. Eu começo:

1 - Comecei a fazer voluntariado na Dress For Success Lisboa.
2 - Continuei a investir no meu crescimento pessoal e espiritual.
3 - Comemorei o final de curso da Mana.
4 - Conheci pessoas maravilhosas que já vivem num cantinho especial do meu coração.
5 - Lancei o meu site, de que tanto me orgulho!
6 - Tive clientes que confiaram em mim.
7 - Reencontrei-me com pessoas importantes na história da minha vida.
8 - Vivi umas férias maravilhosas.
9 - Pude passar tempo com pessoas que amo.
10 - A cirurgia da Mana correu bem.
11 - Voltei ao ginásio.
12 - Acompanhei de perto a gravidez de uma amiga e vi o bebé no dia em que nasceu.

Agora vocês!

Sem comentários: