quarta-feira, 20 de junho de 2018

D R E S S F O R S U C C E S S

Gigi Hadid
Prefiro sentir. Pensar afasta-me do belo da vida, então sempre privilegiei o sentir. Há coisas que não sabemos mas o nosso espírito, sim. E ele não pensa, sente.

Então enquanto estava naquela sala de espera e recordava todas as vezes em que quis investir numa missão voluntária à séria mas não tive tanto dinheiro para gastar, percebi que não era preciso ir para longe para oferecer o meu tempo e os meus talentos a quem não tenha como pagar por eles.

Podemos ser úteis na nossa rua. Podemos ser úteis para a família que vive na porta ao lado, porque não são apenas os meninos em África que precisam de algo nosso. Aqui também há flores para regar.

Numa fase em que me sinto altamente pressionada para fazer dinheiro, não há lógica em prestar serviços de qualidade sem receber nada em troca, contudo, senti. Senti que devia. Que era obrigação minha pelo menos tentar.
A verdade é que no dia seguinte já estava agendada uma reunião. De repente, estava nas instalações da Dress For Success a aprender a fazer a primeira triagem de um donativo.

Se pensasse, não escrevia este texto. Se pensasse, faria apenas o que me compete. No entanto, sinto que tenho que partilhar, divulgar, falar disto. Talvez seja porque existe uma pessoa, uma apenas, que se sentirá inspirada a dar sem receber mais que um salário emocional. É que acho feio dizer o que se faz de bom. Diz a Bíblia que não deve saber a mão esquerda o que faz a direita. E eu acredito mesmo nessa verdade e foi ela que me fez esperar semanas até partilhar algo sobre o assunto.
Não há nada mais frívolo, vulgar e baixo do que dar e vangloriar-se disso. Mas não há problema algum em inspirar outros a ajudar, a ser mais, a dar mais.

É esse o meu objectivo: dizer que ser Cristão não é apenas dar dinheiro a uma Igreja e ir para uma sala todos os Domingos. 
Em tempos, uma pessoa maravilhosa que me ensinou tanto numa das minhas experiências enquanto voluntária disse-me isso mesmo - que queria ser os braços de Jesus aqui. Era por isso que fazia o tanto que faz e mudava, sem saber, vidas de pessoas. Duvido que saiba o quanto me inspirou ao partilhar comigo a sua experiência.

Enquanto consultora de imagem, lido com toneladas de futilidade. O mundo tem muitas pessoas ocas a povoá-lo e a superficialidade vigora de mãos dadas com a vaidade. Há muitos stylists, cada vez mais, e conheço poucos que se dediquem às mais profundas questões ligadas à profissão que escolheram.
É que imagem não é apenas invólucro. Imagem e cultura visual são manifestações de personalidade, correntes de pensamento, inclinações políticas, filosofias e acima de tudo, neste caso em particular, de amor próprio.

Uma mulher que procure a Dress For Success não precisa de máscaras nem de um outfit para a red carpet dos Globos de Ouro. Por norma, é alguém que está a recomeçar - e como eu gosto de recomeços! É alguém que superou um período difícil e tem a coragem de se reinventar. É aí que entra a consultoria de imagem. É aí que entra a Dress.
Na fase de entrevistas de emprego, e tendo em conta que uma primeira impressão demora cerca de sete segundos a ser construída (já que o interlocutor faz julgamentos inconscientes acerca da pessoa que está perante o seu olhar), sem qualquer palavra proferida são criadas ilações. Ideias preconcebidas que ditam a forma como somos percepcionados. Uma noção da idade, estrato social, nível académico, inteligência, simpatia e tantas outras características são assumidas por quem nos vê
.
Por esse motivo, uma pessoa que se apresente numa entrevista de emprego com uma camisa manchada de lixívia, leggings rasgados e sapatos sujos não terá tantas hipóteses de ser bem sucedida como aquela que se apresenta com um aspecto cuidado.

É aí que entra a Dress. Oferecendo roupas, calçado e acessórios e, através das consultoras de imagem, proporcionando um momento em que se vejam e se sintam no seu melhor. Revelar potencial e aumentar a auto-estima para incrementar a confiança que vem de dentro.

É isto que quero fazer, sem receber dinheiro em troca. Não me chegava levar a instituições da minha confiança o que sobrava dos Closet Cleanings que fazia aos meus clientes. Usar a consultoria de imagem para algo puramente altruísta parece-me justo.

A Dress For Success vai surgir mais vezes por aqui e pelo face da Lady Lamp porque conduz várias iniciativas interessantes e que merecem a nossa atenção. Podem saber mais sobre a ONG aqui.

A Dress for Success é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda mulheres economicamente desfavorecidas a adquirir empregos, providenciando-lhes vestuário e orientação apropriados para que consigam alcançar o sucesso profissional. Este projecto existe desde 2011 e apoia mulheres em fase de transição de carreira ou que se encontrem sem trabalho e à procura de novas oportunidades.
As roupas fornecidas pela Dress for Success são doadas por parceiros empresariais ou privados, e adequadas para o uso em entrevistas de emprego.
O projecto ajuda as mulheres a ter não só uma melhor imagem, mas também mais motivação e auto-estima, para que com isso consigam entrar no mercado de trabalho e vingar.
Ao conseguir o emprego, a Dress for Success dá ainda às mulheres vestuário adicional para que possam estar sempre à altura dos desafios profissionais.
A filial de Lisboa junta-se à sede nova-iorquina e a outras 112 filiais espalhadas pelo mundo. A instituição pretende promover o desenvolvimento de mulheres de baixo rendimento económico e social, tal como incentivar a sua auto-suficiência, através do desenvolvimento da carreira e da permanência no emprego.
Qualquer pessoa pode ajudar esta instituição doando roupas que para si serviriam para uma entrevista de emprego ou para o seu quotidiano laboral.

Sem comentários: