quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Lady Lamp fica fit (sqn) - #6

Tal como prometido, hoje falo-vos acerca do chá de cavalinha. Ele aparece nas stories do Instagram, nos posts que vou escrevendo por aqui ou na página de Facebook e a verdade é que despertou muita curiosidade desse lado.

Sou fã dos seus efeitos rápidos e um dos factores que me levou a querer experimentá-lo foi a sua elevada acção diurética. Faço imensa retenção de líquidos e noto uma imediata redução de volume nas zonas mais afectadas (tornozelos e joelhos). A maioria das pessoas usa o chá verde para o mesmo efeito, mas o meu organismo prefere o chá de cavalinha. Para melhor perceberem, posso contar-vos que bebo uma média de litro e meio por dia durante uma ou duas semanas e as diferenças são óbvias a partir do primeiro dia. Sinto-me sempre mais leve, sem inchaço e a parte menos agradável é que estou constantemente no quarto de banho. 

Compro-o em ervanárias ou em espaços como o Celeiro e já vi à venda nas zonas saudáveis dos supermercados. É simples: fervo um litro de água, coloco duas colheres de sopa de cavalinha e deixo ferver por alguns minutos. O sabor não é horrível mas prefiro-o frio, pelo que depois de coar deixo arrefecer um pouco e coloco-o num jarro no frigorífico, que tento terminar num só dia, porque vou bebendo o chá em vez de beber simplesmente água.

Além de ser um fantástico diurético, o chá de cavalinha tem uma elevada acção anti-inflamatória e desintoxicante, ou seja, não só reduz a retenção de líquidos, como favorece a circulação sanguínea e ainda elimina toxinas. Uma vez que ajuda a acelerar o metabolismo, é um óptimo aliado em processos de perda de peso.

Por ter uma função adstringente, é muitas vezes utilizado em tratamentos de acne, pelo que melhora a pele e age directamente na boa saúde de unhas e cabelo, o que me parece ser um excelente extra. 

Como tudo na vida, deve ser usado com moderação, por isso, muita calma nessa hora! Quem lida com problemas digestivos deve informar-se devidamente, já que a planta contém silicatos. Alerta também para quem sofre de hipotensão arterial (podem ler mais sobre as contra-indicações da cavalinha aqui).

Nunca faço mais de duas semanas seguidas de toma, porque sou normalmente uma pessoa hipotensa e só consumo esta infusão em alturas de menor movimento, sem grandes eventos ou deslocações.

Espero ter sido suficientemente esclarecedora!

#ladylampficafit
#sqn

3 comentários:

Anita disse...

Ora bolas... estava a ir muito bem até à parte da hipotensão... Em tomando durante 2 semanas, não notas que afecte a tensão?... Estava tentada a experimentar ☺

Lady Lamp disse...

Olá Anita,

Como disse no post, nunca faço mais de duas semanas seguidas de toma, porque sou normalmente uma pessoa hipotensa e só consumo esta infusão em alturas de menor movimento, sem grandes eventos ou deslocações.

Sinto-me sempre um pouco apagada e já tive tonturas ao final dos quinze dias, mas nunca medi a tensão arterial para perceber se afecta ou não directamente os meus níveis.

Sugiro que experimentes primeiro durante dois dias e que vás monitorizando para não correres riscos desnecessários. Depois da avaliação feita, poderás tomar com mais segurança!

Um grande beijinho*

Anita disse...

Certíssimo! Darei o feedback ;) obrigada, beijinho*