terça-feira, 17 de outubro de 2017

Luto Nacional

luto | s. m.
luto | s. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de lutar

lu·to 1
(latim luctus-us)
substantivo masculino
1. Sentimentopesar pela morte de alguém. = NOJO
2. Traje usado em sinal de luto pela morte de alguém. = 
3. Período após a morte de alguém em que é costume usar esse traje ou limitar determinados comportamentos. = NOJO
4. [Psicanálise Processo durante o qual um indivíduo consegue desligar-se progressivamente da perda de um ente querido.
5. Sofrimento ou desgosto.

"luto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Acredito que o luto nacional deve ser respeitado. 
Acredito também que cada um o respeita como quer, sabe e consegue. 
Choca-me que perante uma calamidade como esta, não haja nada que iniba em certos corações determinado tipo de publicações nas redes sociais. Chocam-me, como me chocaram há poucos meses, aqueles que não manifestam "qualquer respeito pelo que está a acontecer. Gente que nunca quis saber dos bombeiros mas que agora partilha imagens sentidas nas redes sociais. Gente que nem por reverência se mantém em silêncio. Gente que se está marimbando para esta tragédia, apesar de chorarem com pena das vítimas de atentados terroristas noutros países. Há muitas pessoas mal educadas e que ousam brincar com a situação ou mostrar, sem pudores, que estão muitíssimo bem nas suas vidinhas. Há ainda aqueles que roubam para si o protagonismo da acção e não resistem à habitual gabarolice de quem está a gostar de brincar às caridadezinhas".  
Risos, sorrisos, decotes pronunciados, futilidades, o batom novo, as fotografias da viagem, um feito na carreira, a auto-promoção, há tantos exemplos como pessoas. 
Acredito que tudo tem o seu tempo. E na sexta-feira este blog voltará ao activo. Agora não. Porque agora não interessa o chá de cavalinha nem o lápis novo que comprei para o contorno dos lábios. Porque depois havemos de desanuviar e de rir e brincar com as coisas leves que também são parte dos nossos dias. 
Agora não. 

Sem comentários: