terça-feira, 4 de abril de 2017

Passada com o Estado - 2

Com o Estado, mais precisamente com a galhofa que tem sido esta luta intensiva contra o tabagismo.
Vamos partir de uma premissa básica: eu nunca vi nenhum pai de família chegar a casa e depois de ter enfiado um maço de tabaco pelos pulmões adentro, desatar a bater na mulher e nos filhos como se não houvesse amanhã. Agora sim, continuemos:

Os preços aumentam catastroficamente no continente, mas os moradores das ilhas podem comprar o seu cigarrito barato porquê? Não é um perigo se morrerem também?

Não temos zonas de fumadores decentes, porque não se pode com o cheiro - guess what? Eu fumo e não suporto o cheiro a tabaco!

Agora até em espaços públicos ao ar livre me querem chatear? Mas que parvoíce vem a ser esta? Como assim não se pode fumar nas praias? Mas... mas... eu uso cinzeiro na praia e até nem fumo muito por lá, que normalmente está calor e só me apetece fruta e água. Mas... mas... e os ingleses podres de bêbedos podem levar as suas Coronas para a praia e incomodar o resto do pessoal? Mas... mas... e ganzas, ganzas já podem circular à vontade porque alteram o estado de quem as fuma e tornam tudo mais divertido e zen? 
Isto não ajuda os fumadores a deixar de fumar, pá. O que ajuda os fumadores a deixar de fumar é a sua própria vontade. A mim, quanto mais me dizem que não devia fazer, mais vontade tenho de contrariar o mundo. Até tenho uma história fantástica que ilustra bem o caso:

Certo dia, estava a fumar um cigarro, tranquilamente e sem incomodar ninguém, sozinha com os meus pensamentos, perto do jornal onde trabalhava. Fazia uma pausa entre reportagens, numa semana cheia e muito cansativa. Uma prostituta, que se dirigia à redacção semanalmente para publicar o seu anúncio, com quem nunca tinha trocado uma palavra, teve a ousadia de me dizer:
- Cê tá fumando? Olha qui fumá faiz mau prá saúdji...
Respondi imediatamente:
- A SIDA também.

É isto.
Com tanta trampa para limpar neste país, vamos chatear os fumadores. Porque o cancro só aparece em quem fuma, porque o álcool é que é fixe e o que seria de nós se os putos não andassem a conservar os seus cérebrozinhos em cerveja logo a partir dos 14 anos. E porque conduzir depois de fumar tabaco é um perigo, mas valha-nos a erva e o pólen para assegurar a boa disposição.

Sem comentários: