quarta-feira, 5 de abril de 2017

dos passageiros do nosso comboio.

Vou dizer-lhe que a amo por ser filha de alguém como tu. Que lamento não fazer parte da vida dela. Que tentei. Que a imaginei tantas vezes, que quis que brincasse com os meus filhos, que sonhei com ela quando ainda éramos só umas miúdas.
E tu, quando a tua filha perguntar quem é aquela pessoa, tão presente nas fotos mais antigas, o que lhe vais dizer?
Talvez nem tenha coragem e nem me saia palavra alguma, só lágrimas dos olhos. Se um dia a conhecer, se algum dia a vir, gostava de lhe dizer que a amo sem ter o privilégio de conviver com ela. Que desisti, também. Que preferiste todas as outras vozes à minha. Que ouviste o que te contaram em vez de ouvir o que te quis dizer. Que me desrespeitaste profundamente. Que não te respeitei nem soube entender, na altura certa, que não tinha de aceitar as tuas mudanças porque eram tuas e não minhas. Que todas as pessoas que continuaram contigo, ficaram no fundo felizes com a minha ausência. E que preferiste esse conforto. Preferiste acreditar na personagem criada e não no que o teu coração sabe que eu sou. É como se parte de mim não estivesse comigo, como se me tivessem amputado. Mas compreendo que seja assim apenas cá dentro, que só eu me sinta mutilada. Que só eu sonhe contigo frequentemente. Sempre foste a mais dura de nós, apesar de aparentares essa afabilidade toda. E decidiste que o conselho de alguém que não me conhece como tu me conheces é mais importante que qualquer argumentação minha. Para mim, és um assunto tabu. O contrário não aconteceu. Não tiveste problemas em expor-me. E isso é tão feio, que só algo assim me faria parar de correr atrás de quem não me quer por perto. A vida tem sido estranha. 
Um dia, quem sabe... até lá, que sejas feliz. Absurdamente feliz. Que rias todos os dias, que não te falte um abraço nos momentos menos fáceis, que prosperes em cada passo. Mesmo à distância, vou estar sempre a torcer por ti. Porque mesmo que não queiras viajar aqui, o teu lugar em mim estará sempre reservado. É teu.


Sem comentários: