segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um dia pela Vida.

Alessandra, Candice and Miranda
É um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society. No mundo, 23 Nações já fizeram parte deste projecto e em Portugal já decorreu em 33 localidades. Este ano, as cidades que o acolhem são Pombal e Guarda. Quando a minha amiga me telefonou, a minha resposta foi imediata: sim! Claro que poderiam contar comigo para aquilo em que pudesse ser útil.
O cancro não é a minha causa, é mesmo um medo e um fantasma. Tenho casos na família, próximos demais para que lhe vire a cara, próximos demais para que queira falar disso. A minha mãe e a minha avó, por exemplo, já viveram o terror que lhe é inerente. E todos nós, que as amamos, também. Talvez por isso não tenha querido nunca envolver-me. Sempre senti um apelo enorme para fazer voluntariado, mas mais vocacionado para idosos abandonados em Hospitais ou famílias carenciadas. No entanto, o apelo tocou-me e fiquei grata por ele. Disse que sim. E em que é que me meti?
Bom, a ideia é que durante três ou quatro meses sejam desenvolvidas actividades com o objectivo de informar, educar e apoiar as comunidades locais, angariando fundos para a Liga. O que torna o evento interessante? A atmosfera de festa, com espectáculos, música, jogos e imensas actividades feitas pela comunidade e para a comunidade.
Tudo termina com um dia especial, onde se pretende celebrar os que venceram, recordar os que partiram e apoiar quem está a lutar contra o cancro. Há uma caminhada simbólica e consta que o momento alto é a Cerimónia das Luminárias. É que ao final do dia, o percurso será iluminado por milhares de luminárias colocadas dentro de sacos de papel, decorados com mensagens de quem as ofereceu ou com o nome da pessoa a quem é dedicada... Grande coincidência, certo? A Menina Lamparina não poderia deixar de meter o nariz nisto tudo. Vou ser tesoureira - sim, aqui a naba em contas vai andar à nora com os números e os euros e os recibos e sabe-se lá.
E desse lado, alguém do concelho de Pombal que queira participar? Podem criar equipas com um número mínimo de oito pessoas e contar com o apoio dos Responsáveis Locais e da Liga para aquilo que precisarem para materializar a vossa ideia.
Juntem amigos para fazer qualquer coisa: uma banca onde vendam bolos, um espectáculo de variedades, jogos tradicionais. Divertem-se e ainda ajudam por cima!
Queremos chegar às cem equipas para bater o record. Vão ficar a olhar? Podem enviar-me um e-mail para tirarem dúvidas e obterem esclarecimentos ou contactar os Responsáveis Locais: pelavida.pombal@ligacontracancro.pt.

7 comentários:

Anónimo disse...

olá,
considero mt importante pessoas com esse espírito de solidariedade.

Parabéns
Bjs
fica bem

Lady Lamp disse...

Oi LOL aos 40* Também acho importante tirar tempo para ser útil... :)
Beijinho*

Ana FVP disse...

Estou tão longe... mas queria tanto. Tenho ligações muito fortes a esta luta!

Lady Lamp disse...

Infelizmente, quase todos temos, não é, Ana FVP? Uma praga. Odeio. :(

Fiona disse...

Mais projectos assim são mais do que necessários na nossa sociedade. Porque todos nós temos casos demasiado próximos para que possamos ignorar esta doença. Espero que tudo esteja a correr muito bem e que esteja a ser um verdadeiro sucesso.

Fiona disse...

Mais projectos assim são mais do que necessários na nossa sociedade. Porque todos nós temos casos demasiado próximos para que possamos ignorar esta doença. Espero que tudo esteja a correr muito bem e que esteja a ser um verdadeiro sucesso.

Lady Lamp disse...

Verdade, Fiona. :) Está a correr lindamente e vão ser três meses maravilhosos. Ainda estamos no início e o buzz está lançado! :D Beijinho*