segunda-feira, 25 de julho de 2011

dos Lugares.

Ana Beatriz Barros
Há lugares onde estive, que de tão negros, me escureceram por dentro. Lugares em que não há espaço para o sono. Lugares ainda húmidos das lágrimas que por lá ficaram. Surdos, dos gemidos soltos pelo desespero. Magoados, pelas dores que lá se expiaram.
Há lugares onde estive, a que não quero voltar. São caminhos tortuosos que se percorrem a passo lento e pesado, funestos e doentios.
Nesses lugares, os olhos perdem-se num vazio imenso até onde chega a imensidão. E o vazio é a única ração que nos alimenta. Definhamos, prostrados. As mãos na cabeça e os joelhos no chão.
Nesses lugares sombrios, há uma força macabra que nos suga a Vida. E era ela, a Vida, que nos faria sair dali. Aos poucos, perde-se o brilho do olhar e o espontâneo cantar do riso.
Quando a dor já não se aguenta na alma, o corpo sofre esse sofrimento. Ferido, cortado, dorido. Talvez a dor física atenue o aperto cá dentro. Mentira. O sufoco aumenta.
Nesses lugares, os melhores dias são aqueles em que nada sentimos. A anestesia é o único escape para uma jornada de pranto.
Não quero voltar aos lugares de que vos falo. São lugares assombrados pela insanidade, que há uma ténue linha que divide a saúde mental da completa loucura.
Conversava com ele sobre o choro e lembrei-me de tudo isto. Senti, num breve momento de reminiscência, essas dores que viviam cá dentro. E esse peso assustou-me tanto que tive que lhe tocar para ter a certeza de que estou viva, cheia de Vida, sorvendo os dias com a garra de quem se sabe no caminho certo, de lamparina na mão e sem medo dos lobos.

Sem comentários: