quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Macabro, hum?

Naomi Campbell
Sei que seguir o tema mórbido pode incomodar, mas tenho mesmo de vos contar isto... Não é estranho que desde pequena, sempre que sonho com aqueles que me eram próximos e cuja vida terrena teve um fim, sonhe apenas com as suas cabeças?
Passo a explicar... O meu avô paterno partiu quando ainda era uma miúda com nove anos de idade. Desde então, sempre que ele aparece nos meus sonhos, não surge de corpo inteiro. É só a cabeça dele que, tal como a Naomi na foto ao lado, transporto de um lado para o outro. Ele não se senta no sofá ao meu lado - eu coloco a cabeça apoiada entre almofadas. E ali não me parece nada descabido, pelo contrário. No sonho, tenho consciência de que ele já morreu e que é normal que, por isso, se apresente assim. Estranho, no mínimo, não é? Mas recorrente. Já dediquei algum do meu tempo a tentar perceber o que despoleta tal caso e a única explicação plausível foi avançada pelo meu pai. Talvez eu associe à cabeça o todo da pessoa, já que a cara, no geral e os olhos, no particular, sejam os pontos fortes no que à identificação de uma pessoa respeita. Assim, talvez porque na cabeça se concentrem cérebro, alma e tudo o que de emocional e espiritual considero existir num ser humano, os que já faleceram se transformem em símbolos. Daí aparecer só a cabeça. Não me incomoda, mas suscita-me curiosidade, tamanha singularidade.

Sem comentários: