segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O que fazem os namorados

É simples: se a pergunta for sobre as funções que uma namorada tem a seu cargo, consigo dissertar durante horas. Já o escrevi muitas vezes, em vários contextos, em imensos espaços. Ser namorada é ser a companheira. A cúmplice. A amante. A amiga. Às vezes é mãe, quando toma conta dele. Porto de abrigo, mar onde se perdem os dois, corpo e alma dedicados a um homem. Mima-o sem motivo. Recebe-o com o jantar preferido na mesa e faz-lhe uma massagem antes de dormir. Fá-lo sentir-se um privilegiado por tê-la só para si. Ela ouve-o, encoraja-o, anima-o. Elogia-o com sinceridade, é paciente e compreensiva sem deixar de dizer o que pensa e de expressar o que sente. Ama-o e mostra-o diariamente. Compra uma lingerie nova só para o surpreender. Produz-se para ele só porque sim. Dá-lhe colo, adormece-o com festas no cabelo. É a  pessoa que alinha nas parvoíces, que se ri com ele, que o faz rir depois de um dia mau. Que não foge a um desafio só para o acompanhar. E é aquela com quem ele quer partilhar noites de copos, apesar de ela o encorajar a passar tempo sozinho com os amigos, porque também precisa de tempo para ela e para os amigos dela, que ser casal não é abdicar da individualidade.

...e depois perguntam-me «e o namorado»? E a resposta é curta:
- O namorado recebe.

Soa a redutor, parece que não espero muito do outro lado, mas saber receber é uma arte. Saber receber significa honrar o que foi dado. E honrar o que foi dado não é simplesmente sinónimo de reciprocidade. Valorizar, cuidar, proteger, transmitir segurança e manifestar amor no dia-a-dia são provas de que se sabe receber. E sendo que estamos a falar de homens, é claro que para um namorado digno desse rótulo, a namorada é a única mulher com quem ele quer partilhar intimidade. E intimidade não se refere exclusivamente a cama.

1 comentário:

Ana Catarina disse...

ser companheira/o de alguém não é de todo fácil! às vezes invejamos as relações das outras pessoas mas ninguém tem a relação perfeita. é duro, exige trabalho, dedicação, entrega, compreensão, saber dar mas tal como tu dizes saber receber. estar disponível para reconhecer o esforço e dedicação do outro, ser agradecido! nem todos têm essa capacidade!

Já te disse que és linda?! <3