quarta-feira, 1 de outubro de 2014

espelho do mundo

Saber que ficar às vezes representa um acto de coragem mais significativo do que ir. Que aguentar e esperar são verdadeiras torturas, mas que as consequências de um acto precipitado podem ser desastrosas. Distinguir ordenar de orientar. 
Saber estar, que viver não custa, o que custa é saber viver... e há ocasiões, idades e oportunidades para tudo. Admitir que maturidade não tem nada a ver com os anos de vida. Ter a certeza de que o modo como se faz é tão importante como o que se faz. Ter zelo pela privacidade e respeito por si. Saber que a mediocridade existe e que pode tornar-se num fenómeno, mas nem querer comentá-la para não lhe dar poder, que o tempo de antena oferece protagonismo. 
Ter a certeza de que os melhores momentos raramente são congelados nas fotografias que se partilham pelas redes sociais. Saber que nessas plataformas, todos são desprovidos de preconceitos, altruístas e sinceros; todos são frontais, educados e dotados de vincada personalidade e bom carácter... mas que lá fora, nas ruas, cospem no chão, comem de boca aberta, pisam quem caiu, ignoram as dores dos outros e fazem da ingratidão a saudação mais usada. Sem pudores, maltrata-se o Português, chateia-se a malta com pedidos para jogos sem a menor piada e faz-se a apologia da aparência, que isso do conteúdo é para quem não vê a Casa dos Segredos e, por isso mesmo, está fora da cena. Expõem-se os corpos em fotografias carregadas de filtros e em ângulos favorecedores à omissão dos defeitos que se possam disfarçar, “compartilham-se” frases feitas sem sequer tentar aplicar as máximas ao quotidiano oco. 
Projectam uma dimensão da vida que talvez nunca tenham experimentado – a feliz. Então qual é a vantagem, perguntam? Além de comprovar a teoria hipodérmica, tem o chat, de que faço uso profissionalmente e para ir mantendo contacto com aqueles que, por este ou aquele motivo, não estão perto. Cada vez mais fã do off.

Cara Delevingne

1 comentário:

cinquentinha disse...

Identifiquei-me tanto em algumas partes deste texto! Muito bom :)