terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A idade traz muitas coisas.

Victoria Beckham
Desde que me conheço que ouço queixas do estilo «a juventude está perdida», «não há respeito pelos mais velhos» ou «os miúdos hoje são todos mal-educados». Bom, a ser verdade, a culpa não é dos mais jovens, mas há que atribuí-la também a quem os educa, que por vezes tem atitudes e comportamentos altamente repreensíveis. Assim de repente, recordo-me de estar ainda em Coimbra, enquanto estudante universitária, tentando entrar para o autocarro enquanto era brutalmente atropelada pelas idosas em fúria, que por medo da minha falta de gentileza - não fosse eu sentar o meu rabo enorme em todos os lugares disponíveis no bus - se atiravam lá para dentro com a graciosidade de uma centena de rinocerontes apressados. Cotoveladas, encontrões, empurrões e pisadelas não faziam nascer daquelas boquinhas vocábulos como «desculpe» ou algo do género. E como se este exemplo não fosse suficiente, ainda acontecem episódios como os que vivi na semana passada.
1 - Ia eu sossegada, um passo atrás do outro, rua afora, quando uma voz feminina e esganiçada me desperta a atenção. Olho e reparo que uma senhora falava com uma cadelinha para todos os moradores e lojistas da zona ouvirem. Desvio o olhar e assim que o faço, ouço-a gritar:
- Ihhh nariz empinaaaado!
Continuo, em silêncio, o meu caminho, dividida entre o riso e a incredulidade, pensando que tal atitude era no mínimo estranha, tendo em conta que passo por ali todos os dias.
2 - Pouco tempo depois, voltava da minha pausa para lanchar, quando me deparo com duas idosas à porta de uma loja. Falavam alegremente, mas calaram-se assim que me aproximei. Observaram-me com atenção e assim que puderam, comigo a cerca de três metros de distância, desataram-se a rir. Clap clap clap. Muito maduras.
3 - Isto já seria suficientemente mau, mas quando fui ao Multibanco, passa uma senhora com cerca de 45 anos que decide grunhir:
- Ai que eu não tenho saldo!
Oi?
Tínhamos algum alinhamento de planetas estranho no céu das ruas por onde andei ou o envelhecimento causa malcriadez?

2 comentários:

Ana Catarina disse...

é, falta muito "chá" a muita gente!

Anónimo disse...

Ah ah ah ah ..não me contive. Tive que rir. Só de imaginar. Loool não sei o que se passou não foi um dia muito simpático mas tens de admitir que foi insólito :P e tem o seu quê de engraçado. Carla Costa