segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos... lalalalalalala...

Solange Knowles
Fui à loja onde compro habitualmente os meus produtos para o cabelo buscar a minha máscara milagrosa - não, ainda não encontrei melhor.
Uma senhora fazia por lá as suas comprinhas e calculei, pela quantidade de artigos que levava, que deveria ter um cabeleireiro ou algo do género. Junto ao balcão, esperava que terminasse as suas intermináveis compras para que a funcionária da loja me atendesse. Ia espreitando as cores dos vernizes expostos e comentando as novidades arrumadinhas nas prateleiras com a Mana Lamparina.
Quando a tal senhora se preparava para finalmente pagar, decide agarrar na minha máscara, que tinha entretanto pousado em cima do balcão:
- O que é isto? Isto não é meu, pois não?
- É meu. - respondi.
Além de não largar o meu boião, decidiu comentá-lo e encher-me de perguntas... sabe Deus o quanto odeio que mexam nas minhas compras, seja onde for - no supermercado, na Zara, whatever.
- Mas isto é bom?
- É, ou não estaria a comprar.
- Mas gosta?
- Pois, ou não estaria a comprar.
- Mas é para quê? Ai é que eu gosto muito de saber tudo sobre o que vai aparecendo.
- ...
Não satisfeita, decide virar-se para a Mana Lamparina:
- Ai esse cabelinho que tem é uma bênção.
A Mana sorri.
- Não gostava de fazer um alisamento? Devia fazer um alisamento.
- Não. Eu gosto do meu cabelo encaracolado. - retorquiu a Mana, entre a irritação e o espanto perante tamanha contradição. (Então era uma bênção e agora devia fazer um alisamento? Em que é que ficamos?!)
- Mas devia então tirar-lhe volume. Sabe que pode tirar volume e manter os caracóis... - a Mana interrompeu-a, numa vã tentativa de terminar o diálogo:
- Sei, mas eu gosto do meu cabelo assim, obrigada.
- Sabe, eu sou cabeleireira e tenho uma cliente que tem um cabelinho assim, uma bênção. Mas coitadinha, nem conseguia penteá-lo. Consegue penteá-lo? Não dá imenso trabalho? - temendo a impaciência da Mana, respondi eu:
- Dá mais trabalho aos outros que a ela, não se preocupe.
- Pois, mas peça à sua cabeleireira que lhe retire volume sem tirar os caracóis que não se vai arrepender.
Observando a estranheza do momento, a funcionária da loja apressou-se e mandou-a à vida dela.

Juro que não compreendo como podem certas pessoas ser tão metidas sem qualquer vergonha. Que horror!  Já viram a facilidade com que se podem cometer indelicadezas? Ninguém lhe pediu porcaria de opinião nenhuma, pá. Que labrega!
Nesse dia, a Mana engendrou uma nova estratégia para afastar gente metida como essa senhora, já que é constantemente bombardeada com comentários deste tipo: numa próxima abordagem destas, dirá que teve um problema de saúde muito grave que deu origem a uma enorme perda de cabelo - "Agora que ele voltou a nascer, forte e farto, não posso deixar de ser feliz com ele."
Talvez assim as pessoas aprendam a ficar no seu lugar sem chatear os outros.

O cabelo da Mana é super volumoso, com muitos caracóis, lindo de morrer. Um afro sem carapinha cerrada, a lembrar o da irmã da Beyoncé, na foto. Ela adora-o assim e eu também. Não temos que ser todos iguais. Ponto final.

5 comentários:

S disse...

Que mulherzinha ridícula!
Bj S

Imperatriz Sissi disse...

A lata de certas pessoas não deixa de me surpreender. Por vezes penso que os portugueses são demasiado fechados ( noutros países, acho a maior das graças como são capazes de parar alguém na rua para perguntar onde comprou os sapatos ou elogiar o cabelo, etc) mas há limites e...delicadeza acima de tudo!

Guinhas disse...

Oh querida não têm mais nada para fazer.Eu relevo essas coisas...pronto, 5min de conversa e assunto arrumado!

Beadelicious disse...

Bem a estratégia da mana podia resultar, a não ser que calhasse com aquelas pessoas com um humor e paixão mórbidos por comentar os problemas de sáude...
Quanto à máscara, não queres fazer um pequeno Review do produto?? Ando perdida à procura de algo que ajude o meu cabelinho! :P

Unknown disse...

Ahahahah que falta de chá! Mas já que estamos numa de meter o bedelho, diz lá que máscara maravilhosa é essa :)