quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Estatuto Editorial

O lamparina é um blog. Certo. Isso faria de mim uma blogger, não é? Pois. Então porque raio sempre que me vejo rotulada com esse termo, me sinto ligeiramente desconfortável? Eu não sou blogger, eu tenho um blog, penso. Parece-me que a generalização do termo aplicado a autores de blogs dedicados a outros temas me faz sentir afastada dessa designação. Como se ao título "blogger" fossem associados adjectivos que não quero ver ligados ao que sou. Para muitos, uma blogger é fútil, oportunista e louca para fazer uma escalada social e profissional sem mérito. Não é inteligente, é uma espertalhona. Não tem nada na cabeça e só fala de sapatos e maquilhagem. Not me, for sure.
(Btw, aconselho vivamente a leitura deste post da Pipoca. É um pequeno exemplo de como podemos ter mais do que uma faceta...)
Tenho um blog porque não vivo sem escrever. Porque a escrita é a minha vida. E escrevo muito, todos os dias, obsessivamente. No Moleskine, no guardanapo de papel que rabisco enquanto espero pela amiga que nunca mais chega, no bloco de notas que vive na mesa de cabeceira e onde anoto ideias de que não quero esquecer-me. Não publico tudo o que escrevo, claro que não. Nem escrevo sobre todos os meus interesses. O lamparina é parte de mim mas não me reflecte no meu todo.
Depois de dois anos de blog, permiti-me apreciá-lo de fora e concluo que o lamparina segue uma linha lifestyle soft, que busca a proximidade com o leitor através da coloquialidade. É por esse motivo que se por um lado publico textos que considero interessantes ou mais profundos, por outro tenho alguns de caca (mais ou menos como acontece nas conversas de café que temos com amigas). Para além de gostar imenso de debater ideias e de expor opiniões sobre assuntos sérios, como qualquer mulher minimamente inteligente, também gosto de saber quais são as mais recentes novidades para o meu cabelo, espreitar tendências em roupas, sapatos e maquilhagens ou partilhar receitas.
É por tudo isto que considero que sou apelidada de blogger, com aquele pequeno travo de depreciação, sem que o seja, realmente. Escrevo aqui porque gosto de o fazer, mais do que de correr ou de matar horas num ginásio. Escrevo no lamparina sem pretensões e com um grande prazer nas possibilidades que a plataforma nos disponibiliza. Quando dei por mim, o lamparina tinha passado à minha frente e adquirido uma identidade própria, mesmo sendo pequenino como é. Chego a ser dissociada da Menina Lamparina por alguns amigos próximos, como se de um alter ego se tratasse.
É aqui que descontraio, sabem? É aqui que consigo abstrair-me de tudo o que é pesado. E é aqui que falo sobre cada pormenor que faz parte do vastíssimo mundo feminino. No fundo, espero que este espaço vos sirva os mesmos propósitos.
Tudo para dizer que quero esta t-shirt:

3 comentários:

Fiona disse...

Como estas tuas palavras fazem todo o sentido, menina lamparina... Eu, tal como tu, também não me considero uma blogger. Longe disso! Sou uma pessoa que tem muitas divagações a habitarem na sua cabeça e que, por isso, precisa de as colocar por escrito. Nada mais. Gosto de escrever sobre as coisas mais diferentes que se possam pensar e acho que não me enquadro em nenhum tipo específico de blog. Apenas gosto de escrever. Confesso que tenho momentos em que vejo televisão e vejo surgir a designação de "professional blogger" e que penso: "Mas o que será isto de ser blogger professional, afinal?". Estou muito longe disso... O meu blog serve-me de refúgio e nada mais. É o meu cantinho :)

S disse...

Tão gira!
Bj S

Tamborim Zim disse...

A t-shirt exprime mmo a procura de individualidade, num mundo em q toda a gente tem um blog. Quase toda a gente. Se ser blogger designa a atividade de ter um blog, profissionalmente ou n, então ok.