quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A pedido de uma leitora fofinha - 2

No seguimento deste post, uma leitora pediu-me que lhe desse algumas sugestões quanto ao que vestir num casamento. Só sei que será no próximo mês, não faço ideia da hora a que terá lugar, se se trata de um casamento muito formal ou mais descontraído, nem da idade da leitora. Vou tentar ajudar, seguindo a estratégia que usava para mim há vinte quilos atrás.

Primeiro, começava pelo vestido. Com excesso de peso, é mais fácil ficar maravilhosa com um vestido do que com umas palazzo pants e um top. Uma vez que não temos todas o mesmo corpo, porque há quem tenha uma barriguinha proeminente, quem veja todas as calorias ingeridas acumuladas no rabiosque (é o meu caso), há quem tenha anca larga e pouco peito e quem precise de soutiens redutores e tenha os ombros mais largos que a anca, há que ter em conta que estas dicas são do mais generalizado possível. 


1

1 by meninalamparina featuring cap sleeve dresses

Se a escolha recair sobre um vestido curto, convém que o seu comprimento seja pelo joelho (ou um pouco acima, se a pernoca for mesmo bem feita). O modelo deve acentuar a zona mais estreita do tronco e cair em evasé, para disfarçar volumes que não queremos exibir. Preferindo um vestido sem alças, é importante verificar que não há papos nas costas nem maminhas espalmadas. Se os braços e as costas não ficam bonitos num cai-cai, é melhor optar por um vestido que desvie as atenções desses pontos. Nesse caso, mangas, alças largas ou decotes trabalhados (mas não completamente tapados e subidos) são a solução ideal.


2

2 by meninalamparina featuring long dresses

Se a escolha recair sobre um vestido comprido, as regras são idênticas: que acentue a zona mais estreita do tronco, tornando a silhueta mais equilibrada e elegante; que seja evasé, caindo naturalmente sobre as ancas e não apertando em lado nenhum. Se forem baixinhas, é difícil que o vestido comprido não achate a vossa figura. Optem por um modelo que não toque no chão, com uma única cor (para não cortar a silhueta), que tenha alças e decote em V.

Quanto aos sapatos, devem ser sempre de salto alto. Sim, é cansativo, mas há saltos mais altos e saltos mais baixos. Se a ocasião é especial e se vamos ficar imortalizadas num álbum de casamento, não custa nada fazer o esforço apenas por um dia.
Os sapatos nude têm o meu amor incondicional, já que alongam a perna e ficam bem com qualquer tom, pelo que podemos usá-los mil vezes e em milhões de ocasiões. São versáteis e glamourosos e podem ser simples, com ou sem plataforma, com inúmeros detalhes que façam a diferença e complementem o vestido: com brilhantes, com laço, com apliques, com salto metalizado... Pumps, stilettos, peep toe, cap toe... um universo de possibilidades.

3

3 by meninalamparina featuring platform heels

A clutch não tem que ser igualzinha aos sapatos - isso é tão demodé como o homem levar a gravata no mesmo tom do vestido da senhora. Pessoalmente, gosto que sejam mais uma jóia ou um simples apontamento de cor. Se o tom do vestido for mortiço, adoro ver uma clutch colorida para contrastar. Se o vestido já tem cor suficiente, opto por uma metalizada ou em pedraria, em concordância com os brincos, pulseiras, anéis ou colares que escolha. Numa pessoa com quilinhos a mais, não gosto de ver clutches pequeninas porque se perdem no conjunto. Acredito que escolher um modelo marcante, rígido e não muito pequeno faz toda a diferença.


3

3 by meninalamparina featuring a pearl clutch

Como o casamento desta leitora fofinha será em Outubro, pode ser que se torne desconfortável passar todo o dia sem nada aconchegante. Por isso, e porque já não suporto ver boleros ou écharpes no mesmo tom dos vestidos, naqueles tecidos brilhantes tipo organza ou cetim, aconselho um blazer ou um casaquinho tipo Chanel. Vale tudo: com detalhes curiosos que enriqueçam o outfit, no mesmo tom do vestido ou não, com bordados e apliques, brilhante ou mate... ou o mais simples possível. O importante é que seja cintado, que o corte seja bem estruturado e que defina as formas. Por norma, o blazer cai bem com vestidos curtos. Os compridos são mais difíceis de conjugar...


4

4 by meninalamparina featuring an army jacket

Com o básico já escolhido, partimos para a parte gira de construir um look. Agora é só optar: o decote do vestido suporta um statement necklace ou é melhor escolher um bom par de brincos? O vestido já tem adornos suficientes ou vamos enriquecê-lo com um colar? A sensatez tem que pesar, porque não queremos parecer uma árvore de Natal nem ficar escondidas debaixo da roupa e dos acessórios. Eles devem ajudar-nos a criar pontos de interesse e não ofuscar-nos. Atenção, o colar não pode chocar com a clutch nem com os sapatos, deve existir harmonia entre os acessórios. 


5

5 by meninalamparina featuring a circle necklace

Se avançamos com a ideia do colar, então os brincos devem ser mínimos, para que o look não fique demasiado pesado. Se não precisamos de colar, então que os brincos sejam maravilhosos e tenham protagonismo. Podemos jogar com os metalizados e com as cores, tendo sempre em conta a clutch que escolhemos, os sapatos e claro, o vestido.


5

5 by meninalamparina featuring long earrings

Uma pulseira ou um cocktail ring podem completar estas escolhas, mas convém nunca esquecer que less is more. Ser a pessoa mais elegante da festa não significa ser a mais magra nem a mais atafulhada de brilhantes... por isso, agora é só pensar numa pele perfeita e num cabelo bem tratado, escolher o verniz para os pés e para as mãos, que podem ou não ser iguais e plim! a toilette está pronta. Espero ter ajudado!

4 comentários:

A Bomboca Mais Gostosa disse...

ADORO tudo o que aí colocaste! :)
Lindo mesmo.

That Girl disse...

Minha querida Lamparina , tu és o MÁXIMO!!!
Já era mais ou menos isto que tinha em ideia, mas de facto precisava de umas luzes para me ajudar a decidir ;)
Obrigada minha querida, obrigada :D
Beijinho grande*

Anónimo disse...

Ameii o post ...muito bom. Estas ideias e dicas são excelentes. Há um conselho que segui, usar sempre acessórios para completar o conjunto e nunca pensei que fizesse tanta diferença. Comprei um camisola seguindo os conselhos do outro post e passei o dia a olhar.me ao espelho. OMG ..até me fazia parecer mais elegante. Para quando un livro menina ? Carla Costa

R disse...

Adorei o post!
Excelentes escolhas!!!
Bj