sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A casa da Menina

Grace Kelly
Não tenho por hábito partilhar aqui esta minha paixão principalmente porque não gosto de entupir o blog com mil imagens por post. Na verdade, seria impossível falar de casas e de decoração de interiores sem ilustrar intensivamente cada texto.
Papo programas como o Querido, Mudei a Casa ou o Extreme Makeover sim, eu sei que este é uma lamechice pegada, que toda a gente grita e que os resultados são sempre meio creepy, mas gosto e pronto como se não houvesse amanhã.
Cresci com as revistas de decoração da minha mãe. Ela devorava a Casa Cláudia e tantas outras, algumas espanholas, como a El Mueble, outras americanas, enquanto fazia planos para a casa que viríamos a construir. Lembro-me de ver os meus pais entre essas revistas, ao serão, projectando cada divisão, tirando ideias da arquitectura típica dos EUA, em que espaços como o closet faziam todo o sentido, ao passo que por cá os quartos de vestir eram um exclusivo das cortes de tempos que já não vivi. O jardim interno, o living amplo, o tipo de chão, os materiais para revestir as paredes... Partilhei todas essas escolhas, contribuí com a minha opinião e aprendi tanto que mal posso esperar para ter a minha própria casa.
Imagino-a muito neutra, cheia de brancos e com apontamentos suaves de cores alegres. Uma mistura entre o clássico e o contemporâneo, carregada de simetrias e de pormenores tão bonitos como funcionais. Não gosto de monotonia, por isso quero uma mescla de padrões e texturas. E pretendo ser eu a decorá-la porque tenho um certo receio de decoradores, confesso. Mais ou menos como o medo que tenho dos maquilhadores: chegam ali, fazem a sua arte, um mais um são dois e dou por mim completamente despersonalizada. Assim são as casas decoradas por profissionais: espaços perfeitos do ponto de vista estético e funcional, mas sem qualquer vestígio de vida humana, de quotidiano, de desarrumação, de objectos trazidos de um fim-de-semana fora. Parecem montras, imagens de catálogo. É por isso que gosto da ideia de ser eu a minha própria decoradora... a não ser que a única pessoa a quem não teria qualquer problema em confiar tão árdua missão estivesse disponível para o fazer. Chama-se Ana Antunes e devem conhecê-la do Querido. Tem um blog maravilhoso, que espelha o bom gosto e a sofisticação leve que caracterizam o seu depurado e harmonioso trabalho. Podem espreitá-lo aqui. Quanto a mim, vou sonhando com a minha casinha fofinha e com um Euromilhões para ajudar à festa. Hoje vou abrir uma excepção e partilhar os devaneios da Menina no lamparina.













Algumas das imagens correspondem a trabalhos da decoradora de que vos falei, outros são apenas fruto da "pesquisa" que me permito fazer pela web. E vocês? Gostam de decoração?

4 comentários:

Na Província disse...

Olá,
Passei recentemente por uma mudança de vida e consequentemente uma mudança de casa, e tinha essa ideia do decorador. Mudei,porque nas muitas visitas a lojas, ao ver todas as revistas, sites e afins, percebi que há decoradores que vão ao encontro das nossas ideias e decoram a nossa casa, não a deles. Também sou fã do trabalho da Ana Antunes.
Um beijinho
na-província.blogspot.com

Joa disse...

Muito!! gostava de ter mais jeito para a coisa

Fiona disse...

E as fotos da casa dela? Absolutamente de sonho :)

Ana FVP disse...

Tem ideias espectaculares!