terça-feira, 12 de junho de 2012

Eu disse que era fácil!

Nigella Lawson
Deixo-vos a receita que me serviu de base para o Red Velvet, mas aconselho-vos a não colocar a essência de baunilha e a trocar o bicarbonato de sódio por fermento. Ah, eu decidi acrescentar cacau, que uma colher de sopa pareceu-me muito pouco... Não se esqueçam de usar chávenas iguais para as medidas para isto resultar como se quer, sim? E sim, os ingredientes são estranhos, mas isto no fim dá certo!


Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1 chávena e meia de óleo
  • 1 chávena de buttermilk(*)
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 4 colheres de sopa de corante alimentar vermelho
  • 2 chávenas e meia de farinha
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
(*) Encher uma chávena de leite e adicionar uma colher de sopa de sumo de limão. Deixar repousar durante dez minutos. O objectivo é mesmo que fique com aquele aspecto talhado.

Preparação:
  1. Ligar o forno a 180º. Untar uma forma redonda com cerca de 20cm de diâmetro. Eu só uso formas de silicone, pelo que passei esta etapa.
  2. Bater os ovos (com a batedeira!) e aos poucos adicionar o óleo, o buttermilk, o vinagre, a essência de baunilha e o corante. Depois de tudo bem batidinho, reservar.  
  3. Numa outra taça, colocar os ingredientes secos e misturar. 
  4. Juntar os conteúdos das duas taças e bater em velocidade média/alta até ficar uma massa cremosa e homogénea.
  5. Meia hora no forno (ou até o palito sair limpinho).
  6. Deixar arrefecer antes de desenformar.
Se experimentarem, contem como correu!

4 comentários:

Palco do tempo disse...

Facil :)

Isabel Margarida Simões disse...

Este não me escapa. Até já estou a salivar...
Vou partilhar no meu face.

Isabel Margarida Simões disse...

E a cobertura?

Olhó Mau Feitio disse...

ouvi dizer que os corantes tem substancias cancerígenas