quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Não é preguiça.

Alexa Chung
Tenho dificuldade em estudar nesta altura do ano. Por um lado, prefiro: no Verão é bem pior. Por outro, estas duas semanas cheiram a férias. Não me entendam mal: se tiver trabalho para fazer, não me custa minimamente - não gosto mesmo é de estudar. Ler coisas que não me interessam assim tanto e adquirir conhecimentos apenas para descarregar no exame, já que a sua utilidade não passará dali. Custa-me aprender teorias vazias e é-me pesado o esforço de apreender o que não vou utilizar na minha profissão. E posso dizê-lo por já ter tido o privilégio de trabalhar na minha área. Juro que em cada peça que escrevi não quis saber do que pensava João Canavilhas sobre o modo como a construí. As minhas reportagens não seguiram modelos instituídos e não estudei Géneros Jornalísticos antes de fazer uma entrevista. Enfim, estudar depois de ter vivido uma experiência profissional muda tudo. Altera a perspectiva que temos relativamente ao que nos impingem. Muda a forma como vemos o professor. Transforma a nossa postura relativamente aos colegas. Modifica também a nossa atitude perante os estudos. Sabemos o que estamos ali a fazer, que não temos tempo para perder e que aquilo é para despachar.
Tenho pena de ter perdido o amor pelo meu curso. Depois de Bolonha, tornou-se apenas num jogo em que tenho que ir somando créditos. E eu amava profundamente o meu curso, fazia-o por gosto, sentia que estava a relembrar coisas que já sabia, sabem? Agora estou só ansiosa para poder enviar currículos e ir tirar a minha pós-graduação.
Mesmo assim, fico sem vontade de estudar nesta altura do ano. Alguém tem sugestões para me motivar?

3 comentários:

Juca disse...

Entendo-te perfeitamente. Chega a uma altura em que vês que a tua prioridade já não é estudar, mas trabalhar e melhorar a tua postura, atitude, etc., profissional e aprender / construir a tua carreira. Sugestões de motivação (esta foi a que usei para mim): pensar que ao terminar a Licenciatura, para além de te sentires realizada e não adormeceres, depois de um dia de trabalho, a pensar "eish, tenho de terminar aquele projecto." ou "tenho de estudar para a U.C. xpto", pensar que a partir desse momento subiste mais um degrau, estás pronta para enviares CV e seguires para novas paragens. :)

Tamborim Zim disse...

Tenho! Menina Lamparina, sempre a considerá-la;) Sugiro q, apesar de tudo, tentes fruir os conhecimentos q estás a adquirir via estudo. E q penses: ok, é p fazer, despachar em beleza p prosseguir p coisas mais interessantes. Vais conseguir "nos trinques":))
Beijinhos e bom estudo!...E boas entradas em 2012!

Lady Lamp disse...

É mesmo isso que me dá ânimo, Joaninha... saber que depois disso posso enviar CV para todos os sítios onde gostaria de trabalhar. Mas às vezes é mesmo chato... :S

Obrigada, Tamborim! :) Vou ser uma boa menina e aplicar-me. :*

Beijinhos*