quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sobre os tachos e as panelas...

Kristen Bell
O moço que tenho por noivo é viciado no Masterchef Australia, pelo que vejo o programa diariamente. Eu também gosto imenso, tenho os meus concorrentes preferidos e até já aprendi algumas dicas preciosas que aplico na minha humilde cozinha. É sabido que quem gosta de comer, gosta de cozinhar e eu sou uma prova viva de que isso é mesmo verdade. Sonho vir a ter um restaurante, quando for grande. Coisa pequena, onde não caibam mais de vinte pessoas de cada vez. Comidinha caseira, produtos biológicos, apresentação magnífica.
Só que tenho dado por mim com uma auto-estima culinária menos elevada, por pensar que seria incapaz de concorrer a um Masterchef, dado que os gajos são exageradamente perfeccionistas. Eu gosto de comida, não de pratos bonitos. O que há de belo num cozido à portuguesa, nuns jaquinzinhos fritos com arroz de tomate ou numa feijoada à transmontana? Nada! Isto não significa que não desfrute de pratos gourmet, não significa que não goste de excitar o palato com uma criação ao melhor estilo nouvelle cuisine ou que não me agrade a estética de um prato de cozinha molecular. Mas não é a minha onda. Sou mais Jamie Oliver. E por isso acho que se me visse numa competição como o Master, provavelmente desistiria ao primeiro desafio. Uma hora para fazer aqueles pratos rocambolescos, com uma apresentação cheia de triqui-triquis? E as técnicas? Que embala em película aderente, que coze em banho maria, que se a película romper estraga o prato todo, que depois leva ao forno para dourar apenas e só dois minutos e quarenta e três segundos, que corta com dezassete milímetros de espessura por três centímetros de altura, que serve assim e que come assado. Talvez esta opinião se deva à minha imensa dificuldade em seguir receitas. Sempre que estou de volta dos tachos, invariavelmente o meu namorado pergunta porque raio tenho a receita à frente se não a sigo. Simples: para começar com as medidas certinhas! O resto é criatividade pura. E nunca corre mal.

Sem comentários: