segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Estas coisas dos sonhos...

Diane Kruger
Os sonhos sempre intrigaram a Humanidade, é um facto. Povos antigos e tribos actuais têm nos sonhos a porta para o conhecimento metafísico, mágico, espiritual, whatever. Passado, presente e futuro são procurados nos sonhos que experienciamos durante o sono. Na sua obra “República”, Platão escreveu que "em todos nós, mesmo nos homens bons, há uma natureza selvagem, bestial e sem lei, que surge durante o sono".
A importância que lhes atribuímos não é menor actualmente, já que em psicologia (e corrijam-me se estiver enganada), a análise do sonho pode servir de instrumento para o terapeuta, ainda que nem todas as correntes da psicanálise façam uso do estudo dos sonhos.
No entanto, recorde-se que para Freud, o sonho era como um mapa para nos guiar através dos meandros da mente. Lembram-se de falarmos na escola sobre o consciente, subconsciente e inconsciente? Através dos símbolos, das histórias que surgem nos sonhos, podemos chegar ao que realmente nos interessa: o que está por detrás deles, os impulsos inconscientes que lhes deram origem.
O meu fascínio pelos sonhos não é, porém, somente científico, mas também sobrenatural. É que eles são constituídos por um complexo conjunto de partículas que ainda não foram totalmente desvendadas por místicos nem por cientistas. E eu acho piada e pronto.

Bom, esta converseta toda para vos contar que em noites diferentes, com poucos dias de intervalo, eu e a Mana Lamparina sonhámos com o número treze relacionado com o meu pai. Entretanto, sonhei com insectos gigantes. Bom, fui ver as possíveis interpretações e estou à espera do meu Euromilhões (a bold o que mais me interessa):

Números: São bastante significantes. Cada número tem um significado diferente. Quando se sonha com números, geralmente o discípulo está a ser informado do seu desenvolvimento espiritual e de aspectos pessoais. O Íntimo, o ser real. Mandar. Progresso, êxito, misericórdia. Possibilidades de grandes ganhos, seja no trabalho, nos negócios ou no jogo.
Insectos: Considera-se um sonho de bom agouro, de modo geral indica lucros pequenos e inesperados; propostas de emprego; muita sorte no jogo e muita harmonia e paz no lar e com os amigos.

Sem comentários: