segunda-feira, 29 de abril de 2019

Não tenho muita paciência para pessoas.

Kim Kardashian
Cada vez menos. A ignorância orgulhosa e atrevida irrita-me, principalmente pela falta de consciência de quem a manifesta sem pudores. 

Irrita-me também o desrespeito pelos compromissos que se assumem. O desleixo e a despreocupação pelo tempo dos outros. Pela vida dos outros. A total ausência de consideração.

E sabem o que também me irrita? O excitex. Na generalidade. Aquele mood em que ficam as pessoas quando estão tão excitadinhas com alguma coisa que ficam de cabeça nas nuvens, sabem? Como se baixasse sobre elas o espírito da irresponsabilidade porque o cérebro pára de funcionar e ficam ali, vidradas no que as entusiasma, como se nada mais houvesse no planeta.

Na verdade, depois de escrever isto, reparo que o que me irrita pode ser resumido numa palavra: imaturidade. Porque em qualquer ser humano que tenha atravessado um denso processo de amadurecimento não cabe qualquer uma das características que apontei. 

Alguém maduro é também suficientemente sábio para ter plena noção da pequenez dos seus conhecimentos em determinados assuntos, pelo que saberá calar-se para aprender ao invés de se julgar mais culto do que na realidade é. 

Uma pessoa madura honra os seus compromissos, por menores que possam parecer. E perante a impossibilidade de os cumprir, já que imprevistos acontecem, informa quem não quer ver surpreendido, apeado, desiludido, de que não conseguirá respeitar o combinado.

Por fim, uma alma embebida em maturidade não se deslumbra em ocasião alguma.

Obrigada, boa noite.

Sem comentários: