quarta-feira, 30 de maio de 2018

Ser homem e giro dá sandes de atum.

Tenho uma Padaria Portuguesa no meu bairro. Frequento-a diariamente. Há dias decidi almoçar lá e ao chegar a minha vez de fazer o meu pedido, perguntei à senhora que me atende há quase três anos:

- Já não tem sandes dos menus de almoço?
- Já não.


Por norma, quando há hipótese de me fazerem uma sandes dessas, dizem-me. Foi por esse motivo que assumi que a curta resposta era definitiva e encerrava em si a certeza de que teria de escolher outra coisa qualquer. Assim fiz.
Passado algum tempo, um amigo giro, alto e espadaúdo decidiu fazer-nos companhia. Apareceu na Padaria Portuguesa e, enquanto eu já bebia o meu café de término de refeição na esplanada, entrou no estabelecimento com o charme que o seu metro e oitenta transporta para onde quer que vá.
Depois do pedido feito, sentou-se na minha mesa sem trazer tabuleiro algum. Passaram alguns minutos até que lhe trouxessem a sandes de atum à mesa. A mesma funcionária que me negou uma sandes de menu de almoço, que ao perceber que o espécime que a embevecera estava sentado ao meu lado, aguardando pelo seu pedido, não escondeu os nervos por ter sido apanhada na curva enquanto tentou disfarçá-los dizendo entre risinhos:

- Já não tinha cebola roxa mas excedi-me no ovo cozido para compensar!

Não me contive e a minha voz projectou-se para que a esplanada inteira e a dita senhora me ouvissem:

- O que é que pediste?
- Uma sandes de atum, daquelas do almoço. - respondeu o meu amigo sem perceber a minha postura semi-agressiva.
- E deram-te?
- Não havia na vitrine mas a senhora foi fazer.
- Porra, quem me dera ter um metro e oitenta, ser gajo, giro e moreno. Tudo muda! A mim disseram-me que não!

Acham que houve uma pinga de timidez? Só uma reles desculpa esfarrapada em que admitiu ter sido simpática para o meu amigo por ele ser um homem bonito, sem vergonha da falta de profissionalismo ou da exposição a que fora submetida em pleno horário de trabalho.
Ele acabou por perceber porque prefiro ser atendida por homens onde quer que vá. Eu fiquei chocada com o episódio.

Sem comentários: