quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dicas de dona de casa

Gisele Bündchen
Comer é um prazer, cozinhar também. Adoro passar horas na cozinha a preparar qualquer coisa: pode ser um prato simples ou mais complexo, um doce ou algo salgado, mas adoro cozinhar. E há alguns truques que aprendi e que quero partilhar convosco:

- Imaginem que querem fazer ovos recheados ou simplesmente decorar uma salada com ovos cozidos perfeitos. Vão precisar que a gema fique colocada bem no centro da clara, certo? Descobri como consegui-lo sempre: basta que ao colocar os ovos na panela com água, a misturem com uma colher de pau num movimento centrífugo. Funciona!

- Querem decorar um doce com bolacha triturada e não vos apetece andar à martelada? Experimentem com a varinha mágica - fica em pó!

- Estão a fazer um rolo de carne ma-ra-vi-lho-so e quando dão por ela, esqueceram-se de comprar pão ralado? Que tal ligar a carne picada com um pouco de farinha e um ovo batido?

- Na altura de fazer o molho para aquela carne, reparam que ficaram sem vinho branco de mesa nem nada de jeito no frigorífico para terminar a tarefa? Usem uma bebida alcoólica qualquer - vinho do porto, moscatel, whisky, cerveja... vale tudo menos vinho tinto! - e deixem que o álcool evapore enquanto misturam uma colher de sopa de mostarda, uma de café de molho inglês e meia chávena de leite. Fica sempre bom.

- Há pão de anteontem em casa? Toca a fatiá-lo e a reaproveitá-lo: pequenos cubos podem ser fritos e servir de croutons para uma sopa de peixe, um creme de marisco ou uma salada; fatias finas podem ser transformadas em pães de alho para entradas ou cobertas de molho de tomate, atum ou chourição, queijo e orégãos, para depois irem ao forno e passarem a ser um petisco com ares de pizza.

1 comentário:

rosa_chiclet disse...

Alguns já conhecia..
é sempre bom saber estes truques..

eu também adoro cozinhar..

kisses***