sexta-feira, 7 de junho de 2013

Um amor platónico, uma paixão que morreu antes de ser vivida.

Devo ter falado neles por aqui. De certeza que partilhei convosco a minha paixão por eles. Mesmo que não tenha insistido no tema, apaixonaram-me. Louca e profundamente. Não são nada de especial, não têm nada de arrojado, mas fiquei a pensar neles. E é tão raro acontecer-me isto. Normalmente só gosto, não quero perdidamente. Não têm compensações nem aplicações maradas, não têm recortes excêntricos nem um salto avant-garde. São femininos, simples, delicados, mas um statement devido ao tom tão forte quanto alegre. O complemento ideal para qualquer outfit básico. Queria usá-los com um vestido turquesa, com uns calções rosa e um top branco, com jeans capri e camisa verde. Queria.
Vi-os pela primeira vez no site da Zara. Procurei-os em todas as lojas da zona centro e nada. Perguntei por eles imensas vezes, mas nenhum funcionário sabia de que modelo falava. Chamavam o gerente, eu tornava a descrever o sapatinho, iam buscar o catálogo para procurar comigo o modelo de que nunca tinham ouvido falar e nada. Não havia, parecia maluquice minha. O episódio repetiu-se tantas vezes quanto possível.
Encontrei-os mais tarde em Lisboa, na Zara do Vasco da Gama, no mesmo dia em que fui ver o espectáculo do Cirque du Soleil em homenagem a Michael Jackson. Depois da histeria que em vão tentei disfarçar, agarrei num par e experimentei-os. Eram ainda mais lindos ao vivo. Calcei e ficavam apertados. Não havia maior. Apesar de na vida real os meus sapatos serem sempre 39, na Zara nunca calço o mesmo número... pode ser o 39, mas às vezes calço o 40 ou até o 41! Fui-me embora triste, mas com a certeza de que eles existiam e não eram fruto da minha imaginação. Não encomendei pela net porque só existiam até ao tamanho que não me servia.
Fui para Luanda sem eles, mas com a certeza de que quando voltasse, os iria buscar. Porque a Zara está constantemente a actualizar-se, achei que quando regressasse já estariam certamente disponíveis no meu tamanho.
Voltei a palmilhar as Zaras da zona centro e continuavam sem saber de que sapatinhos laranja eu falava. No site, desapareceram: só há em preto! Em desespero, envio um e-mail para a Zara: «Senhora Zara, ando para aqui louca atrás destes sapatos e não os vejo em lado nenhum!». A resposta chegou rapidamente: «Menina, além de esgotados, foram descontinuados.». Oi?
Como sou persistente, fui a sites da loja de outros países e lá estavam eles... mas só até ao 39, o tal que é o meu número no resto dos sapatos do planeta mas não neste modelo em particular.
E agora?
Estou tão triste.